20 de junho de 2006

Fé, Ciência e o Judiciário: psicografia como prova judicial

Em um Estado laico, aceitar a psicografia como prova judicial implica em uma contradição dentro do próprio sistema jurídico. Se aceitarmos a psicografia como prova no processo judicial, em breve também teremos que aceitar o exorcismo ou possessão demoníaca como procedimentos ou fatos legítimos e aceitáveis em um processo judicial, por exemplo.

Observando a questão da aceitação da psicografia como prova no Tribunal de Júri, recordo do filme "O exorcismo de Emily Rose" . O filme é de terror ou suspense, mas o caso de exorcismo e o julgamento descritos no filme são verossímeis, inspirados em fatos reais, considero-o um filme de Tribunal, apesar de toda a alegoria que fazem. O filme conta a história de um padre acusado de homicídio culposo que, por acreditar que uma garota estava possuída pelo demônio, recomenda a rejeição de auxílio médico e passa a praticar uma série de rituais de exorcismo, que culminam com a morte da garota. De fato, muitos acreditavam que a garota estava possuída, inclusive a Igreja católica reconheceu a possessão demoníaca da garota. Entretanto, a promotoria alegava que o padre havia sido negligente, que a menina não havia sido possuída pelo demônio e que ela sofria de epilepsia, alucinações, esquizofrenia, psicose etc.

Ambos os casos suscitam a contraposição entre Fé e Ciência, mais precisamente o espiritismo versus as leis da física, e de outro lado o catolicismo versus a medicina. E no meio dos litígios encontra-se o Judiciário, o tribunal de júri. E no tribunal do júri encontramos cidadãos de notória idoneidade, representantes da sociedade, não são necessariamente médicos, ou espíritas, católicos ou operadores do direito. Mas quando o cidadão comum participa do tribunal do júri, ele passa a agir como um auxiliar da justiça, exercendo um papel de "operador do direito", ele julga, decide. No entanto, para o Tribunal do Júri não importa se a verdade está na fé ou na ciência, importa a inclinação do júri (cidadão comum, representante da sociedade) para um lado, ou para o outro.

Particularmente, como cidadão comum acho muito difícil decidir entre fé e ciência, mas, como operador do direito, concebo como inaceitável a legitimação de psicografias, exorcismos ou possessões demoníacas no processo judicial. Não apenas pelo simples fato da gritante contradição e inconstitucionalidade perante o Estado laico, mas pelo simples fato de haver valoração moral ou religiosa, valoração de fé. Como poderemos aceitar algo que se coloca como fé, algo que não podemos dizer se é verdadeiro ou falso? Deveremos aceitar a prova através do princípio do in dubio pro reo? Por exemplo: não sabemos se a carta psicografada é autêntica ou não, ela é permitida no Brasil porque é uma liberdade de crença constitucional, a psicografia é baseada na fé, mas o Estado não pode garantir a autenticidade, então, in dubio reus est absolvendus, na dúvida, inocentamos o réu. Outro exemplo: no caso do exorcismo, não sabemos se houve ou não possessão demoníaca, já que a possessão é baseada na fé, então, o padre não pode ser condenado por homicídio devido ao in dubio reus est absolvendus.

A fé está atrelada a juízos de bem e de mal, juízos morais, juízos religiosos. Considero inaceitável e inconstitucional a utilização de princípios religiosos e demais valorações de fé no processo judicial, salvo quando a própria constituição determinar a aceitação. Portanto, como operadores do direito, filósofos ou cientistas, devemos nos colocar muito além do bem e do mal, muito acima de juízos morais ou religiosos. A aceitação jurídica de preceitos de determinada doutrina religiosa pode implicar na negação de preceitos de uma outra doutrina religiosa, o que é incoerente com o Estado Laico.

Psicografias ou possessões demoníacas são fatos morais, religiosos, são fatos de fé. E, além da inconstitucionalidade, o juízo religioso deve ser excluído do processo judicial por acreditar em realidades que não existem. Acertado parece o entendimento do filósofo Friedrich Nietzsche, em seu Crepúsculo dos Ídolos, que diz: "o juízo religioso pertence a um grau de ignorância em que a 'noção da realidade', a distinção entre o 'real' e o 'imaginário' não existem ainda, de modo que em semelhante grau a palavra 'verdade' só serve para designar coisas que hoje chamamos 'imaginação'".

Mas não questiono a liberdade de crença religiosa, a qual respeito demasiadamente*.

7 comentários:

Camila Vasques disse...
Este comentário foi removido por um administrador do blog.
Camila Vasques disse...

O texto é muito interessante principalmente quando paramos pra pensar que o Estado Laico sempre foi e sempre será influenciado por dogmas religiosos. Um exemplo: a antiga e acalourada discussão sobre quando começa a vida.
E desse exemplo tem-se as inumeras questões cujos posicionamentos estatais giram em torno: por que negar a uma mulher a escolha de ter ou não um filho, se aquela "vida em potencial" depende exclusivamente dela (lembrando que até a 6ª semana de gestação o feto não passa de um amontoado de celulas em processo de repodução e especialização, sem qualquer sensibilidade à dor ou pressões, não produzindo sequer respostas reflexas, e que a viabilidade extra-uterina só é possível, em 10% dos casos, a partir da 20 semana)? O que fazer com os embriões congelados? doá-los? descartá-los? utilizá-los para estudo das células troncos?
O Estado TENTA ser Laico e respeitar, assim, a liberdade de creça dos cidadãos, mas a verdade é que sempre estará influenciado pelos mesmos dogmas que tenta distanciar-se.
Muito embora eu acredite em "vida após a morte" (digo, na imortalidade do espírito), não posso compreender o uso de provas produzidas por desencarnados como legítimas pois não há nem ao menos senso comum sobre o assunto. Cientificamente, inclusive.

E eu paro por aqui pra não polemizar o que já é, per si, polêmico...

samurai disse...

Muito bom o texto. Interessante é ver que para um Estado que se diz laico temos predios publicos decorados com objetos religiosos.
E ainda segundo o preambulo de 88 que a Constituição foi promulgada com a proteção de Deus ;)

Abraços
Alessandro

Leonardo disse...

Eu vi este caso na tv.

Do Judiciário gaúcho e do Ministro Marco Aurélio, podemos esperar de tudo.

Obrigado pela visita! Adicionarei o seu blog aos meus favoritos.

Estarei atualizando com maior freqüência nos próximos dias.

Um abraço.

evaldo disse...

Discordo...uma vez que o ESPIRITISMO é uma CIÊNCIA.
Se é preciso verificar a idoneidade de uma carta psicografada, basta submete-la à um exame grafológico

Unknown disse...

Ai pessoal..sei q tem muitos anos q ninguem lee esse topico..mais eu acabei de ler tudo oq tem ali em cima
vc feve ter feito o mesmo q eu..ter ido no google e digitado posseções espirituais..e caiu nessa pagina..
Entao vou contar oque ouve cmg..!
Eu estava assistindo um filmee q muito de vcs deve conhecer.chamado Exorcismo de emilly rose!
Entaoo eu estava no sofá e peguei no sono..dei pause no filme sabendo q eu ia dormir(nao gosto de perder partes) ai começando a dormir eu tive uma esperiencia Horrivel q nao desejo isso para ninguemm!
Ainda conciente ou seja..antes de dormi totalmente..Eu começei a sentir algum tipo de energia forte
petetrando minhas costas e tentando entrar dentro de min..!
Sinti q algo muito ruim estava preste a acontecerr..! entao acordei rapidamente
E começei a ORAR...Cmo deus eh muito com na minha vidaa e na vida da minha familia..Nd de mal aconteceu..e
esse
possivel Espirito nao conseguiu oq ele queria..Q era entrar dentro de min!
Mais tarde no msmo diaaa..Eu fui deitar..Ja era de noite..umas 2:50 da manhã
acabei de falar com minha namorada e fui desligar o computador!!
Desligando fui pra cama..deitei..E como minha caasa eh escuraaa..
Nao pude ver nada a nao ser sentir meus cachorros q dormen comigo em cima da cama!
Entoa derrepende começei a escutar Barulhos na paredee..COmo se alguma coisa estivesse atravesando elaa..La foraa..Barulho e gemidos estranhos coomo de gatos..MAis nao era..pq nao tinha como se gato..!
eu nao tava vendo nada..E pudi sentir uma presensa perto de min..Estava muito calor.
Entao eu me cobri com medo de ser tocado.ou sentir alguma mãoo escostando em min!
Graças a deus consegui pegar no sono
maisss tenho certeza que alguma coisa tinha no meu quartoo!
e naquela tarde..Alguma ciosa tentouuu me invadir!

SO q como eu creio em deus e amo meu pai todo poderoso..Nada de mal me aconteceu!!
graças a deus!

Eu sou um cara q aama filme de terror..sabee..Tinha assistido uma vez ja
faiz muito tempo
so q nao deu nada..
Ai peguei e fui assisti de novo..Pra que?
nunca mais

por favor pessoa nunca pensen q nao vai acontecer com vcs
sabee esses tio de filme so atrai coisas ruins...e negativas
eu pensei q nunca fosse acontecer cmg..(graças a deus q nao aonconteceu nada de mais)
SO q ja deu pra sentir q o mal existeee

Se alguem souber me expicar oq aoncteeceuu
agradecerei muitoo
meu msn eh vargas_cs9@hotmail.com
Brigado

Anônimo disse...

font greenfield cooperative mache excellent psychology nestler modular iqjs uneasiness radically
semelokertes marchimundui