2 de abril de 2006

HACKERS, SPAMMERS, SPAMS, FRAUDES

Hacker usa Nestlé para conseguir e-mails

É falso o e-mail que está circulando pela internet afirmando que a Nestlé distribuirá um kit com seus "novos produtos" caso a pessoa repasse a mensagem para outros 15 endereços. A empresa chegou a colocar uma advertência na principal página de seu portal eletrônico na tentativa de impedir que o tal e-mail continue a ser repassado pelos desavisados.

O e-mail falso diz que o departamento de marketing sugeriu à empresa que divulgasse por endereço eletrônico os novos lançamentos da linha Nestlé. Para tentar dar maior credibilidade ao e-mail, o hacker pede para que a mensagem seja enviada para 15 pessoas com cópia para um determinado endereço eletrônico (ca.veklischer@nestle.com.br).

Cristina Veiga
Especial para o site Gilberto Dimenstein
30/11/2004
***

A Notícia é antiga, mas o falso e-mail continua circulando pela internet, enganando e ludibriando pessoas. Além disso, a falsa mensagem da Nestlé não é a única mensagem fraudulenta a circular pela internet, inúmeros desses e-mails indesejados são disseminados diariamente em correios eletrônicos pelo mundo inteiro. Esses e-mails fraudulentos são chamados de Spam, e-mails não solicitados que geralmente são enviados a um grande número de pessoas.

Apesar da enorme quantidade de filtros de Spam existentes atualmente, os Spammers(autores de Spam) conseguem mascarar e disfarçar suas mensagens como e-mails autênticos, escrevendo palavras de forma errada, escrevendo espécies de conto de fadas, textos de caridade, promoções, entre outras formas.

Antes de encaminhar e-mails do tipo “corrente”, com promoções encantadoras, ou qualquer outro tipo de e-mail que no final solicite a divulgação para tantas e tantas pessoas, procure verificar a autenticidade e a veracidade do conteúdo do e-mail. Geralmente esses e-mails são falsos. Essas listinhas de ajuda, caridade, criança sofrendo, etc etc etc, regra geral, são e-mails enganosos, falsos, fraudulentos.

Os hackers utilizam-se de Spam para adquirir uma vasta quantidade de endereços eletrônicos e, dessa forma, poderem disseminar vírus e spywares. Ao encaminharmos uma mensagem via e-mail, é anexada ao corpo de texto a lista de destinatários do remetente anterior. Assim, quando continuamos a encaminhar indiscriminadamente, fornecemos a hackers uma preciosa lista de e-mails.

Portanto, quatro dicas:

1. Verifique a autenticidade dos e-mails. Em uma rápida pesquisa no
Google você descobre se o e-mail é fraudulento ou não;

2. Apague o e-mail do remetente e a lista de destinatários ao encaminhar um e-mail;

3. Ao enviar e-mails, escreva os nomes dos destinatários no espaço reservado para cópia oculta (“CO:” ou “CCO:”);

4. Utilize filtros de Spam.

Visite o Site Gilberto Dimenstein

Nenhum comentário: